Quantcast
Channel: Tribuna de Barras
Viewing all 4362 articles
Browse latest View live

FFP ficou de julgar na próxima Terça-feira o caso Fluminense Barrodurense no Piauiense Sub-17

$
0
0
O time do Barras chegando ao Estádio Albertão, em Teresina, para o último confronto pelo Estadual Sub-17.
O Barras Futebol Club entrou com requerimento de queixa contra o Fluminense Futebol Barrodurense na Federação de Futebol do Piauí - FFP, na tarde desta Quinta-feira (9) em virtude do clube da cidade de Barro Duro ter infringido o Artigo 5º do regulamento da competição, usando uniforme de jogo com cores diferentes das registradas por sua agremiação na mentora do futebol piauiense, quando da inscrição para disputar o Campeonato Piauiense Sub-17. 

As cores do Fluminense Barrodurense são verde, amarelo e branco, como o time usou uniforme nos dois primeiros jogos da competição. Já no último jogo contra o Biroesportes o time de Barro Duro atuou com uniforme rubro-negro tomado emprestado de um time da cidade de Passagem Franca do Piauí, localizada a 10 quilômetros de Barro Duro. As informações que chegaram da cidade de Barro Duro à diretoria do Barras é que o clube do Médio Parnaíba Piauiense foi para a disputa do Estadual Sub-17 sem uniforme de jogo e toda vez que iria disputar uma rodada, pedia um jogo de camisa e calção emprestado a algum time da cidade ou de outras cidades vizinhas.


No Sábado (10/05/2014), a Seleção de Passagem Franca do Piauí se apresentando em Barro Duro com o mesmo uniforme que o Fluminense Futebol Barrodurense jogou contra o Biroesportes no dia 8 de Outubro de 2014 pelo Campeonato Piauiense Sub-17. É a prova de que o time de Barro Duro atuou com uniforme emprestado de clube de outra cidade. Foto: Daniel Melo, site agenteeteen.com.br


Barras e Fluminense Barrodurense chegaram a última rodada da fase classificatória para a semifinal empatados na pontuação com 5 pontos; só que o Barras tinha saldo de gol zerado e o Fluminense Barrodurense 1 gol positivo. O Barras jogava contra o River e precisava vencer para garantir a classificação e venceu por 2x0 chegando a 8 pontos e 2 gol de saldo.

Já o Fluminense Barrodurense também com 5 pontos e 1 gol de saldo, além de vencer o Biroesportes para chegar aos 8 pontos, tinha que fazer um bom saldo de gols para superar folgadamente o Barras no quesito gols marcados pró. E o inesperado e até inusitado aconteceu: o Biroesportes embora tenha 4 goleiros inscritos não levou nenhum deles para o jogo contra o Fluminense Barrodurense e o técnico Tonhão escalou um zagueiro como goleiro; o resultado foi que o Fluminense Barrodurense garantiu ampla vantagem de gols vencendo o adversário por 7x0, eliminado assim o Barras Futebol Club no quesito gols positivos, já que ficou 8 gols de saldo.


Fluminense Futebol Barrodurense com o uniforme da Seleção de Passagem Franca do Piauí em 08/10/2014 no Estádio Albertão, em Teresina, para disputar jogo contra o Biroesportes pelo Campeonato Piauiense Sub-17

Manoel Cordeiro, diretor do Barras, informou ao tribunadebarras.com que a FFP cobrou do Leão do Marathaoan a quantia de R$ 250,00 para que a denúncia fosse registrada e que na próxima Terça-feira (14 de Outubro) o TDJ da FFP ficou de julgar a situação.

"Prefeitura Municipal de Passagem Franca
 do Piauí",
descrição frontal das camisas da
 Seleção de Passagem
Franca usadas pelo Fluminense Barrodurense.
Na análise dos cartolas bafianos o time da cidade de Barro Duro cometeu erro infantil, amador e grave. Infantil porque um clube que se registra para disputar uma competição oficial promovida pela Federação de Futebol do Piauí e usa em jogo o uniforme que quer, e da cor que quer, além de em uns uniformes conter distintivo de outros times e outros uniformes somente a numeração nas costas das camisas, sem identificação com escudo, qualifica desfiguração da agremiação e desrespeito não só ao regulamento, mas a própria mentora do futebol piauiense que trabalha arduamente para resgatar o prestígio do futebol piauiense, antes da atual gestão bastante desorganizado.


"Art. 5º do regulamento do Campeonato Piauiense Sub-17/2014 - Os clubes participantes do Campeonato deverão usar, durante a competição, os uniformes caracterizados em seus Estatutos e já devidamente informados a FFP, ressalvadas quando houver as alterações quanto a publicidade e a identificação dos atletas".


O Fluminense Barrodurense com jogo da segunda rodada do Campeonato Piauiense Sub-17/2014 com seu uniforme com as cores originais: amarelo, verde e branco, conforme registro feito na FFP quando da inscrição do clube no Estadual Sub-17.


Para os dirigentes do Barras, se a FFP fizer "vista grossa" para a situação e não cassar os pontos do Fluminense Barrodurense no jogo contra o Biroesportes, ela também estará descumprindo o regulamento que aprovou juntamente com os clubes quando da realização dos arbitrais. O que se espera é que a lei que rege a competição - que é o Regulamento -, seja cumprida.

Por enquanto os jogos das semifinais do bom e até então organizado Campeonato Piauiense Sub-17 estão assim definidos: Racing x Fluminense Barrodurense e Tiradentes x Flamengo do Piauí. Se haverá ou não mudanças somente o TJD da Federação de Futebol do Piauí poderá decidir.


Arturo Marques (preparador físico) e Trombada (preparador de goleiros) do Barras Futebol Club: "Nunca vimos nada igual em todos os nossos anos no futebol. A Federação de Futebol do Piauí precisa tomar providências para não desmoralizar a competição, pois o Artigo 5º do Regulamento foi literalmente "estuprado", erro altamente amador". 

Leia mais sobre o caso, clique no linque a seguir: http://www.tribunadebarras.com/2014/10/fluminense-barrodurense-deve-perder.html






Os craques do Barras Futebol Club (fotos acima), continuam treinando normalmente no Estádio Juca Fortes esperando a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva - TJD da Federação de Futebol do Piauí - FFP.



O Campeonato Piauiense Sub-17 já tem cinco jogadores eleitos Craque da Rodada

$
0
0

JOGADORES ELEITOS "OS CRAQUES DA RODADA" DO CAMPEONATO PIAUIENSE SUB-17 NA FASE CLASSIFICATÓRIA.
FALTAM TRÊS JOGOS PARA SE SABER QUAL CLUBE SERÁ O CAMPEÃO PIAUIENSE SUB-17 DE 2014: AS DUAS PARTIDAS DA SEMIFINAL E A PARTIDA ÚNICA DA FINAL.
O SITE tribunadebarras.com CUMPRIU FIELMENTE SUA PROPOSTA DE ESCOLHER A CADA RODADA DA COMPETIÇÃO "O CRAQUE DA RODADA", QUE NEM SEMPRE É NECESSÁRIO SER AQUELE JOGADOR QUE FAZ GOL OU GOLS, MAS O QUE "JOGA PARA O TIME TODO", QUE É O "CARREGADOR DE PIANO", QUE AGE COMO "O MAESTRO DE UMA ORQUESTRA". A CADA JOGO PESSOAS LIGADAS AO Tribuna de Barras ANALISAM A ATUAÇÃO DOS ATLETAS VENDO COMO SE POSICIONAM, OS LANÇAMENTOS, AS ASSISTÊNCIAS, O GOLEIRO TAMBÉM É OBSERVADO POIS ELE PODE SER O CRAQUE DA RODADA SE FOR MUITO EXIGIDO E FAZER GRANDES DEFESAS. TODAS ESSAS COLOCAÇÕES FORAM PUBLICADAS NO tribunadebarras.com QUANDO DO LANÇAMENTO DA PROMOÇÃO "CRAQUE DA RODADA".
APÓS 5 RODADAS, O tribunadebarras.com ESCOLHEU COMO CRAQUES DA RODADA OS SEGUINTES JOGADORES.
1ª Rodada: meia Lucas Vinícius (29 de Abril);
2ª Rodada: zagueiro Waxell Sousa (Flamengo do Piauí);
3ª Rodada: meia Felipe Teófilo (River);
4ª Rodada: meia Kayllon Ruan (Piauí Esporte Clube);
5ª Rodada: zagueiro Ericksson Sousa (Piauí Esporte Clube).

A ligação do editor do tribunadebarras.com com clubes de outros estados está fazendo com que os craques de cada rodada possam fazer testes após a final do Estadual Sub-17 em agremiações fora do Estado do Piauí e alguns deles já foram, inclusive, contactados por pessoas dessas agremiações.
Lembramos que o Campeonato Piauiense Sub-17 é realizado com muita organização e zelo pela Federação de Futebol do Piauí - FFP e que a promoção "Craque da Rodada"é do site tribunadebarras.com, que numa forma de dar mais destaque a competição e visibilidade aos atletas, fez essa promoção.


Felipe Teófilo, meia, 17 anos


Ericksson, zagueiro, 17 anos


Kayllon, meia, 17 anos


Lucas Vinícius, meia, 17 anos


Waxell, zagueiro, 17 anos

Prefeitura de Barras recupera barragem do Povoado Cachoeira

$
0
0
De camisa branca, o prefeito Edílson Sérvulo acompanhando de perto a obra.
Atendendo a uma reivindicação do vereador Antônio Leite Neto, que é da oposição,  o prefeito Edílson Sérvulo está dando início a recuperação da barragem do Povoado Cachoeira, obra solicitada há bastante tempo pelos moradores da região. 

A barragem serve de acesso a muitas localidades da Zona da Mata. “Estamos com grandes dificuldades financeiras, mas o desafio é o que nos move, não viemos para lamentar e sim realizar, custe o que custar estaremos sempre imbuídos dos melhores propósitos para tornar Barras seja na zona urbana ou rural, um lugar cada vez melhor para se viver", disse o prefeito Edílson Sérvulo a reportagem do tribunadebarras.com




Capoeira faz batismo de novos seguidores da dança em Barras

$
0
0

Novos seguidores da dança de capoeira foram batizados em Barras no último dia 11 de Outubro. O evento aconteceu na Praça Senador Joaquim Pires, centro da cidade e contou com a presença de mestres de capoeira advindos de Brasília, dentre eles os mestrados Dentão, Minhoca, sub-contra-mestre Bacamarte e o instrutor Plufty. 

De Barras, os sub-contra-mestres Pé de Ferro e Bezouro e ainda o instrutor  Jacke Chan e o monitor-formando José Filho Guerreiro estiveram a frente da organização do evento.

Cerca de 300 alunos das zonas urbana e rural do Município foram graduados.





Capitão Fábio Abreu diz que pode assumir a Secretaria de Estado da Segurança Pública

$
0
0
Reinaldo Barros Torres, José Gomes e o capitão Fábio Abreu no estúdio do programa Boa Tarde Piauí, da TV Assembléia. 
O deputado federal eleito, Capitão Fábio Abreu (PTB/PI), natural da cidade de José de Freitas/PI,  disse que até momento não conversou com a executiva estadual do partido para avaliar o cenário pós-eleição. Abreu revelou durante a campanha que não contava com o apoio da direção do PTB, que no Piauí, é comandado pelo senador João Vicente Claudino.


“A gente está ainda no ritmo de eleição. Não sentei para conversar com ninguém do partido até agora. Eu já recebi ligações de Brasília para visitar o partido lá, mas aqui nunca tive nenhum tipo de diálogo, até porque está tudo recente”, disse.


Mesmo sem diálogo, Capitão Fábio Abreu destacou que a conversa com a direção do partido é necessária.


“Vamos ter que conversar para avaliar qual é o cenário com relação ao partido e, sobretudo, a respeito do segundo turno. Mas, acredito que vamos seguir a mesma linha do primeiro, de apoio a Dilma”, destacou. 

Em entrevista ao programa Boa Tarde Piauí, da TV Assembléia, o deputado federal eleito disse aos jornalistas Reinaldo Barros Torres e José Gomes (foto acima), que pretende assumir o posto para o qual foi eleito para Câmara Federal, mas que soube de comentários que o governador eleito Wellington Dias (PT) planeja convidá-lo para assumir a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Estudo revela que em cada 5 votos dados a Dilma Rousseff, um está relacionado ao Bolsa Família

$
0
0
O Bolsa Família, principal programa de transferência de renda do País, teve em 2014 o maior impacto eleitoral desde que foi criado, segundo estudo do cientista político Cesar Zucco, da FGV (Fundação Getúlio Vargas), feito em parceria com o Estadão Dados. A análise indica que cada ponto porcentual de cobertura do Bolsa Família em um município rendeu, em média, 0,32 ponto porcentual na votação de Dilma naquela cidade — o dobro do que foi verificado em 2010.
O estudo compara o desempenho da presidente em municípios de perfis socioeconômicos semelhantes, mas com diferenças nos porcentuais de atendimento do Bolsa Família.
Embora não permitam dizer exatamente como beneficiários e não beneficiários do programa se comportam na hora de votar, os resultados indicam que, quanto maior a parcela de famílias beneficiadas, maior a probabilidade de a presidente ganhar na cidade analisada.
Segundo o estudo, um em cada cinco votos em Dilma está relacionado ao mais famoso programa de transferência de renda dos governos petistas. A extrapolação dos resultados, porém, sugere que a presidente teria recebido votações expressivas nos locais mais pobres, mesmo sem o programa.
A análise de Zucco leva em conta variáveis socioeconômicas — como a pujança da economia do município, medida pelo Produto Interno Bruto, e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) —, para especificar municípios semelhantes a serem comparados entre si.
São levados em conta ainda fatores políticos, como o partido a que pertencem o prefeito e o governador do Estado em que está localizada a cidade. É por isso que é possível isolar o efeito eleitoral do Bolsa Família quando comparado ao impacto das outras variáveis.
Vizinhos
O cientista político ressalta, no entanto, que não se pode afirmar que os votos extras de Dilma nas cidades com maior cobertura do programa venham necessariamente dos beneficiários. "Pode ser que mesmo o eleitor que não receba o Bolsa Família veja o efeito do benefício em um vizinho e decida, assim, votar no candidato do governo", observou.
Os resultados são, portanto, preliminares. De acordo com Zucco, serão necessárias novas análises estatísticas com dados em nível individual, como pesquisas de intenção de voto, para que enfim se esclareça de que forma se comportam beneficiários e não beneficiários em cada cidade.
A metodologia para medir a influência do Bolsa Família nas eleições vem sendo refinada pelo cientista político desde 2009. Em 2013, Zucco publicou um artigo sobre o tema no American Journal of Political Science, um dos maiores periódicos de ciência política do mundo. A pedido do Estadão Dados, Zucco replicou a mesma análise estatística dos anos anteriores para os dados eleitorais de 2014.
Bolsa Escola
Em 2002, ainda durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando o programa de transferência de renda do governo era o Bolsa Escola, o então candidato da situação, José Serra, recebeu, em média, 0,17 ponto porcentual a mais em sua votação para cada ponto porcentual adicional de cobertura daquele programa.
Quatro anos depois, em 2006, o Bolsa Família deu a Lula cerca de 0,15 ponto porcentual de votos válidos para cada ponto porcentual na cobertura do programa - índice que se manteve praticamente estável na eleição seguinte, de 2010, em benefício da candidata petista Dilma Rousseff: 0,18. Só agora, em 2014, esse índice passou dos 0,3 ponto porcentual.
(*) Estadão

Barras precisa criar lei de preservação do seu patrimônio arquitetônico e cultural

$
0
0

Com história iniciada em 1751 com a fundação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Barras do Marathaoan, de lá pra cá os barrenses já presenciaram muitos prédios que remontam a nossa história serem demolidos.

Com seus 173 anos de fundação comemorados no último dia 24 de Setembro de 2014, o Município de Barras não possui lei que preserve seu patrimônio arquitetônico e cultural. E assim vemos prédios históricos serem demolidos criminosamente ao longo de décadas.

Deveriam criar uma lei que preserve ao menos tudo que esteja dentro do quadrilátero central, onde está incluído o núcleo inicial da cidade, bem como as construções centenárias de quase toda a extensão da Rua David Caldas (a primeira da cidade).

Nas fotos acima mostramos o Palácio Casa Rosada (construção de 1924), o casarão da Família Barros (construção de 1950), o sobrado do Palácio Municipal (construído entre 1864 e 1868), a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (construção de 1960) e o Patronato São José (hoje Secretaria Municipal de Educação, sem data exata da sua construção mas creditada a primeira década de 1880).

Barras precisa urgentemente rever seus valores, inclusive os literários, senão o tempo, senhor e dono de todas as razões, poderá em seus vendavais levar toda a história de um passado rico que distanciará as futuras gerações de saberem das suas origens.

A cidade, estática,  também agride sua história por não possuir um museu, algo extremamente necessário para preservar boa parte dos seus valores.

Cemitério é colocado a venda em cidade da Região da Grande Barras

$
0
0

A noticia veio a tona após uma entrevista do professor e pesquisador Bernardo Augusto Rocha, que está lutando para que a história do ciganos não seja apagada em Esperantina. O professor Bernardo Rocha é primo do editor do Tribuna de Barras, jornalista Reinaldo Barros Torres.
De acordo com professor Bernardo Rocha o "Cemitério do Cigano",  que fica no centro de Esperantina,  à Rua  Coronel José Fortes, onde vários outros filhos de Esperantina estão sepultados, foi colocado a venda por um suposto dono do terreno e o caso chamou muito a atenção dos esperantinenses, pois o terreno foi doado para construção de um mausoléu ainda quando a cidade era chamada de Boa Esperança, em 1941, e está nas mãos de dona Deusinha que cuida todos os anos do cemitério. Com a notícia da possível venda a idosa ficou até doente.
Professor Bernardo Rocha disse que irá levar o caso as autoridades competentes para barrar a possível venda e que seja preservada história dos antepassados.
Esperantina tem cerca de 40 mil habitantes e é um dos municípios desmembrados do território de Barras, distante 50 quilômetros da Terra dos Governadores.
(*) Clenilton Gomes, de Esperantina-PI, especial para o Tribuna de Barras

Casal morre de mãos dadas após 65 anos juntos. Os dois estavam com câncer

$
0
0

Uma história de amor que teve início no interior do Rio Grande do Sul, em 1948, terminou de uma maneira emocionante, em um quarto do Hospital São Lucas da PUC-RS, em Porto Alegre, na última  Sexta-feira, 10 de Outubro de 2014. Uma senhora que fazia quimioterapia morreu 40 minutos depois que seu marido, que sofria de leucemia, não resistiu à doença. Eles morreram de mãos dadas. As informações são do portal Express.

Segundo a publicação, o casal estava casado há 65 anos. Italvino Possa, 89 anos, e Diva Alves de Oliveira Possa, 80 anos não se separavam nem mesmo por um dia.

"O pessoal da PUC conhecia eles, sabia da luta deles, então juntaram as duas camas no quarto e eles vieram a falecer quase no mesmo horário, como se ele estivesse abrindo as portas para ela e arrumando a casa para eles ficarem juntos para sempre", diz o Rafael Max, um dos 14 netos do casal, que deixou ainda 10 filhos e seis bisnetos. 

Depois que ele morreu, minha tia sussurrou no ouvido da minha avó que meu avô havia falecido em paz", disse Max. Ele disse que seus avós, que passaram a maior parte de suas vidas na cidade de Passo Fundo, foram românticos até o último momento.
Desde que casaram, Italvino servia o café da manhã para sua esposa todos os dias. Além disso, cultivava os legumes favoritos dela em uma horta. Olivia sempre foi carinhosa com o marido e costumava acompanhá-lo a todo o lugar em que ele ia. 
(*) Terra

Menores de idade só poderão entrar no Piauí Fest com carteira expedida pelo Juizado

$
0
0
Menores de idade serão barrados no Piauí Fest se não estiverem em mãos carteira expedida pelo Juizado da Infância e Adolescência, assinada pelos pais e registrada em cartório.

A Justiça definiu, após reunião na tarde desta segunda-feira (13), as medidas que serão tomadas para evitar a presença de adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis em festas e eventos de grande porte no Piauí. A fiscalização já começa a partir do próximo final de semana durante o Piauí Fest.
A maior providência será exigir uma espécie de carteira de autorização, a qual deve ser emitida pelos pais ou responsáveis que permitirem a presença dos filhos desacompanhados nos eventos.
Segundo a juíza da Vara da Infância e da Juventude, Maria Luísa Freitas, o documento terá o tamanho de uma carteira de identidade, deverá ser plastificado e autenticado em cartório. “No verso deverá constar endereço e telefone do responsável. Essa carteira poderá ser mostrada pelo adolescente para permitir sua entrada em festas”, disse a juíza.
A reunião contou com a presença dos promotores de festas e da associação de bares e restaurantes, que segundo a juíza, não se opuseram às determinações. “Queremos proteger crianças que estejam desacompanhadas e evitar que elas consumam álcool e drogas”, disse a Maria Luíza Freitas.
As blitze serão realizadas em parceria com órgãos da justiça, forças de segurança e Superintendências de Desenvolvimento Urbano. “As SDUs vão autuar em flagrante os donos de estabelecimentos que venderem bebida alcoólica para menores”, alerta a juíza.
(*) Texto: Nayara Felizardo, portal O Dia

Vaticano defende que Igreja mude sua visão sobre homossexuais: "eles têm dons e qualidades cristãs"

$
0
0

Numa grande mudança de tom, um documento do Vaticano declarou nesta Segunda-feira (13 de Outubro de 2014)  que os homossexuais têm “dons e qualidades a oferecer” e indagou se o catolicismo pode aceitar os gays e reconhecer aspectos positivos de casais do mesmo sexo.

O documento, preparado após uma semana de discussões sobre temas relacionados à família no sínodo que reuniu 200 bispos, disse que a Igreja deveria aceitar o desafio de encontrar “um espaço fraternal” para os homossexuais sem abdicar da doutrina católica sobre família e matrimônio.


Embora o texto não assinale nenhuma mudança na condenação da igreja aos atos homossexuais ou em sua oposição ao casamento gay, usa uma linguagem menos condenatória e mais compassiva que comunicados anteriores do Vaticano, sob o comando de outros papas.
A declaração será a base das conversas da segunda e última semana da assembleia, convocada pelo papa Francisco. Também servirá para aprofundar a reflexão entre católicos de todo o mundo antes de um segundo e definitivo sínodo no ano que vem.
"Os homossexuais têm dons e qualidades a oferecer à comunidade cristã: seremos capazes de acolher essas pessoas, garantindo a elas um espaço maior em nossas comunidades? Muitas vezes elas desejam encontrar uma igreja que ofereça um lar acolhedor”, afirma o documento, conhecido pelo nome latino de “relatio”.
“Serão nossas comunidades capazes de proporcionar isso, aceitando e valorizando sua orientação sexual, sem fazer concessões na doutrina católica sobre família e matrimônio?”, indagou.
John Thavis, vaticanista e autor do bem-sucedido livro “Os Diários do Vaticano”, classificou o comunicado como “um terremoto” na atitude da Igreja em relação aos gays.
“O documento reflete claramente o desejo do papa Francisco de adotar uma abordagem pastoral mais clemente no tocante ao casamento e aos temas da família”, disse.
Vários participantes na reunião a portas fechadas afirmaram que a Igreja deveria amenizar sua linguagem condenatória em referência aos casais gays e evitar frases como “intrinsecamente desordenados” ao falar sobre os homossexuais.
Essa foi a frase usada pelo ex-papa Bento 16 em um documento escrito antes de sua eleição, quando ainda era o cardeal Joseph Ratzinger e chefe da Congregação para a Doutrina da Fé.
(*) Fonte: Msn

Pesquisa: Dilma supera Aécio só no Nordeste, onde o povo vive situação de miséria

$
0
0
Seria o efeito bolsa família? O Nordeste, centro de pobreza e miséria no Brasil, é a única região do País onde a candidata do PT tem maioria.
O levantamento do Vox Populi traz um recorte das intenções de voto pelas regiões do País. Aécio Neves ganha no Sul e Sudeste, e Dilma Rousseff vai melhor no Nordeste. No Centro-Oeste e Norte, os candidatos estão empatados.
No Sul, o tucano tem 55% da preferência, contra 33% de Dilma — brancos/nulos são 4% e eleitores indecisos, 7%. No Sudeste, Aécio tem 51%, contra 36% de Dilma — brancos/nulos somam 7%, e eleitores indecisos são 6%.
No Nordeste, Dilma tem 67% das intenções de voto, contra 26% do tucano. Os brancos e nulos na região são 4%, e os eleitores indecisos totalizam 3%. No Centro-Oeste e Norte, ambos os candidatos têm 45% das intenções de voto cada — brancos e nulos são 4%, e indecisos somam 6%.

Pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Record, Record News e R7, indica que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e o candidato Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados na corrida ao Palácio do Planalto. A petista, porém, aparece um ponto percentual à frente do tucano, segundo o levantamento divulgado nesta Segunda-feira (13).
Em relação às intenções de voto, Dilma Rousseff tem 45% e Aécio Neves aparece com 44%. Os brancos e nulos são 5% do total, enquanto que os eleitores indecisos também somam 5%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, os dois candidatos estão empatados tecnicamente.
Considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem as intenções votos em branco e nulo e os eleitores que não sabem em quem vão votar, outro empate técnico: Dilma aparece com 51% e Aécio totaliza 49%.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 147 cidades de todas as regiões do País entre o sábado (11) e domingo (12). A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01079/2014.
(*) Com informações do R7

Manobra política procura tirar Capitão Fábio Abreu da Câmara Federal. Saiba como!

$
0
0
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar ainda esta semana recurso do candidato a deputado federal Tomaz Teixeira (PMDB) cujos votos não foram computados na apuração do último domingo (05), deixando o candidato Flávio Nogueira (PDT) na primeira suplência pela falta de 400 votos, situação que possibilitou a eleição de cinco deputados pela coligação encabeçada pelo senador Wellington Dias.

De acordo com levantamento da coligação, o jornalista Tomaz Teixeira foi votado por mais de 1.700 eleitores, votos mais do que suficientes para assegurar a eleição de Flávio Nogueira e a ampliação de cinco para seis do número de deputados federais da coligação que defendeu a reeleição do governador Zé Filho.

Consta que os votos de Tomaz Teixeira não foram computados porque ele deixou de entregar à Justiça Eleitoral uma certidão negativa do Juizado de Pequenas Causas, motivo considerado inconsistente para invalidar a votação. Caso os votos sejam validados, estarão postas as condições para diminuir uma vaga da coligação de Wellington, remetendo o capitão Fábio Abreu (foto acima) para a primeira suplência.

(*) Gp1

Escritor finaliza obra sobre famílias que ocuparam inicialmente a Região do Vale do Rio Longá

$
0
0
Escritor Valdemir Miranda, um dos mais prestigiados nomes da inteligência do norte do Piauí.
O professor, historiador e escritor Valdemir Miranda de Castro, natural de Esperantina/PI, lançará livro sobre as famílias Castelo Branco e Carvalho de Almeida, que inicialmente ocuparam o Vale do Rio Longá. No formato 20X26 [A4], o novo trabalho literário do escritor esperantinense possui 536 páginas.
Vale ressaltar que o livro “Enlaces de Família”, é um trabalho histórico genealógico biográfico, que trata de como se deu a ocupação de um dos Pólos de Colonização do Piauí – o Vale do Longá. É a história do “enredamento trissecular dos nomes e do sangue dos velhos trocos ancestrais que desde os primórdios do século XVIII dão inicio á ocupação colonial portuguesa no norte do Piauí”.
Valdemir Miranda, ”dedicou mais de duas décadas de sua juventude, seu esforço, seu trabalho e seus recursos para presentear a grande comunidade do norte do Piauí, e especial dos municípios de Barras, Batalha, Esperantina e Piracuruca, com este precioso e notável livro”.
O livro apresenta o enlace entre os Castelo Branco e os Carvalho de Almeida, com diversas outras famílias, formando uma teia genealógica, possibilitando compreender as relações familiares entre Leonardo da Senhora das Dores Castelo Branco, com os Padres Miguel de Carvalho e Tomé de Carvalho e Silva, Bernardo de Carvalho e Aguiar, senhor de Bitorocara, e com os irmão Manoel e Antonio Carvalho de Almeida, bem como os primeiros entrelaçamentos dos ocupantes iniciais do Vale do Longá com as mulheres da família Castelo Branco, que possuem com descendentes por enlaces de casamentos as famílias: Miranda, Castro, Lustosa, Rego, Borges, Carvalho, Quaresma, Fernandes, Ferreira, Barros.
No intuito de sugerir possibilidade de aprofundamento do tema a outros pesquisadores e, ao mesmo tempo, dar visibilidade a parcela das inúmeras informações conseguidas em sua longa e extensa investigação histórica genealógica, o autor elaborou e acrescentou ao livros vários apêndices desdobrando alguns dos enlaces das famílias estudadas com outros velhos trocos locais: Bustamante de Sá Meneses, Coelho de Resende, Dias da Silva, Dias da Silva de Parnaíba, Gomes Rebelo, Lopes Castelo Branco, Lopes Duarte, Machado de Batalha, Miranda de Barras, Miranda de Campo Maior, Miranda de Oeiras/Parnaíba, Monte, Moreira de Carvalho, Pinto Leite, Quaresma de Batalha, Queirós, Rego do Peixe, Rodrigues de Carvalho, Sampaio de Carvalho, Sampaio Pereira, Silva/Campos e os Soriano de Carvalho.
Para que serve os estudos dessa natureza, para além de nosso deleite pessoal e da satisfação de uma certa curiosidade histórica? A Dra. Teresinha de Jesus Mesquita Queirós, apresentadora do trabalho, é quem nos dá a resposta: – Seguramente para trazer à tona o que o tempo tornou opaco, invisível, completamente desconhecido e olvidado, para dar densidade e concretude ao nosso próprio tempo, para realçar o comum de nossa história face a dos demais sujeitos de um lugar, para ligar nossas experiências, nossos nomes, o sangue comum que corre em nossa veias.
(*) Fonte: Jornalesp.com

Edílson Sérvulo reúne secretários, cobra mais ações e institui livro de ponto para comissionados

$
0
0
Palácio Casa Rosada, sede da Prefeitura Municipal de Barras.
Na manhã desta Terça-feira (14), o prefeito Edílson Sérvulo recebeu na Sala de Reuniões Lucílio de Albuquerque, no Palácio Casa Rosada,  todo o corpo de Secretários Municipais e Assessores Diretos.

O chefe do executivo barrense cobrou ações do secretariado e exigiu a presença nos locais de trabalho de todas as pessoas que possuem cargos comissionados, sob pena de responderem administrativamente pela não presença; para tal instituiu "livro de ponto" e designou que todos o assinassem diariamente na entrada e saída do expediente de trabalho.

Ao usar da palavra durante a reunião, Edílson Sérvulo disse:  “Peço que todos se engajem e se articulem no sentido de que se sintam co-responsáveis pela gestão da Prefeitura de Barras. Precisamos caminhar juntos e a passos firmes para fazermos uma Barras cada vez melhor para o seu povo”. 

O prefeito expôs ainda as dificuldades financeiras da prefeitura, que não vêm de agora mas de situações herdadas de administrações passadas, mas tranquilizou a todos declarando que os problemas serão saneados em breve.

Na reunião, Edílson Sérvulo exigiu ainda ações das secretarias de Administração e de Obras e Serviços Públicos, que se melhorasse o aspecto cênico da cidade retirando toda estrutura que cause enfeiamento e sujeira de praças, ruas, avenidas e demais logradouros. 

A reunião seguiu com todos os secretários municipais expondo suas ações já realizadas, outras em andamento e explanações acerca das ações programadas para o futuro. O prefeito pediu que fosse observado e efetivado a intersetorialidade com o fito de dar celeridade as ações de cada secretaria municipal.





Vice-prefeito Ozires Bona Junior, prefeito Edílson Sérvulo e a primeira-dada Eneida Fortes, Secretária Municipal de Assistência Social.


40% da população de Miguel Alves é analfabeta. Prefeitura investe R$ 7 milhões em educação

$
0
0
Médica Salete Rego, prefeita de Miguel Alves 
A prefeita de Miguel Alves, Salete Rego, investiu mais de R$ 7 milhões em educação para reduzir os índices de analfabetismo e melhorar a estrutura do ensino público no município. A cidade vizinha a Barras conta com 66% da população morando na zona rural e tem cerca de 40% de analfabetos.
Quando assumiu a Prefeitura, Miguel Alves ainda tinha 18 escolas cobertas de palha e com paredes de barro. Deste total, restam apenas duas, que ainda estão nesta situação. Foram feitos investimentos na melhoria das escolas e nas estradas vicinais para facilitar o transporte de cerca de seis mil alunos por dia em 29 linhas de ônibus escolar.
Salete Rego está utilizando recursos próprios do município e fazendo convênios para construir creches, escolas e ginásios poliesportivos para melhorar os índices de educação no município. A Unidade Escolar Nossa Senhora da Conceição, no povoado Sambaíba, que ainda é de taipa,tem recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar) na ordem de R$ 248.920,45 para iniciar as obras de duas salas de aula em novembro. Não foi feito antes por impedimentos da legislação eleitoral.
Foram reformadas e ampliadas treze unidades entre escolas e creches para melhorar o atendimento a rede de ensino público, sobretudo na zona rural, onde está a maior parte da população. Vinte e três escolas multisseriadas, dentre as quais 16 eram de palha e taipa, foram extintas e os alunos transferidos para outras escolas unisseriadas e estão sendo transportados de ônibus regularmente. O objetivo maior é acabar com as escolas multisseriadas melhorando a qualidade do ensino.
A Prefeitura está também capacitando os professores, ofertando cursos profissionalizantes no município e incentivando a agricultura familiar com a compra direta de produtos agropecuários para a merenda escolar.
Estão sendo construídos na zona rural quatro ginásios poliesportivos, três escolas com quatro salas de aula cada uma. Serão construídas ainda uma escola com cinco salas de aula e uma creche com oito salas de aula. Foi feita a qualificação e o melhoramento no salário dos professores.
O município de Miguel Alves fica a 110 Km ao Norte de Teresina, tem uma população de 32.289 habitantes e tem 72 escolas de ensino fundamental e três de ensino médio.

Estádio de Esperantina, orçado em R$ 2 milhões, encontra-se com canteiro de obras abandonado. E o dinheiro?

$
0
0


Pouco mais de R$ 2 milhões. É o valor do contrato da Fundação de Esportes do Piauí - FUNDESPI com a construtora Oliveira, para construção de um estádio de futebol em Esperantina, cidade da região da Grande Barras, distante 50 quilômetros da Terra dos Governadores.

Os recursos para a construção do estádio foram obtidos através de emenda parlamentar do deputado federal Marllos Sampaio (PMDB), repassados pelo Governo do Piauí a FUNDESPI à época presidida por um sobrinho de Marllos Sampaio indicado para o cargo com apenas 19 anos de idade, filho do atual presidente da Assembléia Legislativa do Piauí, deputado estadual Themístocles Sampaio Pereira Filho.





Passados quase dois anos apenas uma placa indicando a construção da obra reside intacta na zona urbana de Esperantina, cidade de 39 mil habitantes distante 180 quilômetros de Teresina. Desportivas esperantinenses mantiveram contato com a editoria do tribunadebarras.com reclamando do abandono da obra e questionando para onde foram os R$ 2 milhões repassados a FUNDESPI e não investidos na construção do estádio.

Barrenses usam humor para protestar contra buracos nas ruas. Prefeito responde

$
0
0

Barras tinha um calçamento, em muitas das ruas, centenário e que orgulhava seu povo. Até que a AGESPISA - Águas e Esgotos do Piauí apareceu na cidade há três anos para fazer troca de canos da rede de abastamento d'água e destruiu praticamente todas as ruas.



Há quem defenda até que após a irresponsável ação da AGESPISA se asfalte as ruas da cidade, pois não há mais forma de se recuperar o calçamento, a não ser que se arranque os paralelepípedos de todas as ruas e os coloque novamente e para isso demanda grande recurso financeiro.



Os buracos se avolumam por toda a cidade e a prefeitura tem procurado tampá-los, mas o grande movimento dos carros volta a arrancar as pedras, exatamente porque a ação não deve ser somente "tapa-buracos" e só haverá jeito definitivo se arrancar as pedras de toda a grande área afetada.

Os barrenses tem sofrido com a situação e usam do humor para protestar. Buracos de algumas ruas da cidade apareceram hoje (14 de Outubro), com árvores plantadas e muita gente aproveitou para tirar fotos ao lado e postar em suas redes sociais.

O prefeito Edílson Sérvulo (foto ao lado), falando ao tribunadebarras.com disse que: "Me reuni hoje com todos os secretários municipais e cobrei deles mais ações para que a cidade permaneça limpa e com praças e ruas devidamente cuidadas. Vejo os buracos deixados pela ação da AGESPISA como um problema, mas a Prefeitura de Barras já tapou centenas e continuamos a fazer esse trabalho. Vejo como normal a atitude da população em reclamar e fica aqui também meu protesto já que ando nas ruas a pé e de carro; mas meu protesto é direcionado primeiro a AGESPISA, a brutal causadora de tudo isso. Em breve nossas ruas voltarão a ser como antes, pois estamos atentos a todos os problemas da cidade e procurando resolvê-los", finalizou o prefeito barrense.

TJD da FFP não julga caso Fluminense Barrodurense e regulamento do Piauiense Sub-17 deve ser descumprido

$
0
0
Os jogadores do Barras estão apreensivos e sem saberem se ainda continuam ou não no Campeonato Piauiense Sub-17. 
O tribunadebarras.com manteve contato com Manoel Cordeiro, diretor do Barras Futebol Club e o técnico Zezé Tiúba, para colher informações sobre o processo que o Leão do Marathaoan deu entrada na Federação de Futebol do Piauí - FFP, pedindo para que sejam cassados os 3 pontos do Fluminense Futebol Barrodurense, conquistados com a vitória do time da cidade de Barro Duro por 7x0 diante do Biroesportes, em jogo válido pela 5ª e última rodada da fase classificatória do Campeonato Piauiense Sub-17. O Barras alega na questão que o Fluminense Barrodurense descumpriu o Artigo 5º do Regulamento ao levar a campo seus jogadores vestidos em cores que descaracterizavam a agremiação da cidade de Barro Duro, que tem cores originais verde, amarelo e branco e apresentou-se com uniforme rubro-negro, comprovadamente pedido emprestado de uma time da cidade de Passagem Franca/PI, distante 10 quilômetros de Barro Duro.

Para ser registrada a queixa do Barras Futebol Club junto ao Tribunal de Justiça Desportiva - TJD, o Tricolor Barrense teve que pagar a FFP - Federação de Futebol do Piauí uma taxa de R$ 250,00 (Duzentos e Cinquenta Reais),  e segundo o diretor Manoel Cordeiro foi cumprido o pagamento.

Manoel Cordeiro informou ainda ao Tribuna de Barras que tem procurado a FFP para que se posicione sobre o caso. Que ontem (14) a tarde telefonou para José do Egito (presidente do TJD da FFP) e o mesmo dissera que estava em um velório e por conta disso não houve a apreciação do pleito no Tribunal de Justiça Desportiva, mas que o julgamento aconteceria as 15 horas desta Quarta-feira (15), portanto três horas antes do horário marcado para a primeira partida das semifinais.

Já a Federação de Futebol do Piauí - FFP marcou para a noite desta Quarta-feira (15) as duas partidas da semifinal da competição, sendo o primeiro jogo a ser realizado as 18 horas envolvendo o Esporte Clube Flamengo (Flamengo do Piauí) e o Tiradentes; e o segundo jogo marcado para as 20 horas envolvendo o Racing e o Fluminense Futebol Barrodurense. O correto, segundo o técnico do Barras, Zezé Tiúba, seria a FFP só marcar os jogos das semifinais após a denúncia do Barras contra o Fluminense Barrodurense ser julgada pelo TJD.


Time do Barras Futebol Club que disputa o Campeonato Piauiense Sub-17 de 2014
Denúncias...


A comissão técnica do Barras Futebol Club recebeu denúncia do técnico de um dos clubes participantes do Estadual Sub-17 de que o Biroesportes teria levado a campo no jogo em que perdeu de 7x0 para o Fluminense Barrodurense um jogador que não estava inscrito na competição. Há ainda "boatos" de que o Biroesportes teria sido "agraciado pecuniariamente" para que perdesse o jogo por goleada (o que beneficiava o Fluminense Barrodurense), já que embora tenha 4 goleiros inscritos na competição, não levou nenhum para o jogo contra o Fluminense Barrodurense, colocando um zagueiro como goleiro; o que facilitou a expressiva vitória por 7x0 do time da cidade de Barro Duro. 

Presidente do Barras Futebol Club não acompanha o time no Campeonato Piauiense Sub-17

O técnico Zezé Tiúba informou ao tribunadebarras.com que mesmo antes de começar o Campeonato Piauiense Sub-17, o presidente da agremiação, Laércio, avisara que não iria interferir em assuntos de categoria de base, que para ele só interessava o time profissional. 

A atitude do presidente do Barras, se confirmada, mostra o desinteresse do Bafo em constituir-se de fato como uma agremiação de futebol e confirma-se que o principal problema do futebol piauiense - segundo demasiadamente debatido ontem (14) no Seminário sobre o Futebol Piauiense promovido pela FFP -, é de fato a falta de investimento (e interesse dos dirigentes) nas categorias de base.

Apoio ao Barras no Estadual Sub-17

Com o presidente do Barras Futebol Club tendo virado literalmente as costas para com o apoio ao time no Campeonato Piauiense Sub-17 - embora que seja um grande cidadão e venha conduzido com altivez sua gestão -, restou apenas o esforço do dedicado diretor Manoel Cordeiro, do técnico Zezé Tiúba, preparador físico Arturo Marques, preparador de goleiros Trombada e do massagista Manoel Morais, que voluntariamente, ou seja, sem receberem remuneração, ajudam ao Barras na competição. O transporte, um ônibus de luxo da empresa General  e a alimentação dos atletas, são patrocinados pela Prefeitura de Barras através do prefeito Edílson Sérvulo.

Fluminense Futebol Barrodurense



No clube da cidade de Barro Duro, distante 100 quilômetros ao sul de Teresina e 220 quilômetros ao sul de Barras, os jogadores também estão apreensivos com relação ao julgamento do TJD da FFP. A editoria do tribunadebarras.com conversou por telefone e via internet com alguns dos jogadores e os mesmos se dizem preocupados, pois não sabem se devem ir ou não a Teresina para a disputa do jogo na noite de hoje (15) contra o Racing, já que não houve até o momento nenhum comunicado oficial da FFP e nem publicação no site da mentora do futebol piauiense sobre o desenrolar do caso denunciado pelo Barras. Que estão sabendo pela imprensa que haverá a rodada na noite desta Quarta-feira no Estádio Lindolfo Monteiro, mas que não houve até o momento nenhum comunicado da FFP sobre a situação. 


O Campeonato Piauiense Sub-17/2014



O Estadual Sub-17, realizado este ano em sua primeira edição e com a presença de 12 clubes, tem agradado tanto pelo nível técnico dos clubes que o disputam, como pela organização da competição realizada pela Federação de Futebol do Piauí. Esse problema envolvendo o Barras e o Fluminense Barrodurense constitui-se na primeira insatisfação/reclamação feita dentro da competição.

A FFP tem dado toda uma estrutura para que o Campeonato Piauiense Sub-17 seja realizado dentro das melhores condições. Os jogos são disputados em bons estádios: Albertão, Lindolfo Monteiro e campo do CFAP. A arbitragem também tem sido de bom nível.

As mudanças positivas acontecidas no futebol piauiense após a FFP passar a ser dirigida pelo empresário Cesarino Oliveira, tem dado credibilidade não só a própria Federação de Futebol do Piauí, mas ao próprio futebol piauiense. De forma alguma um possível erro do Tribunal de Justiça Desportiva - TJD pode ser vinculado ao desempenho considerado satisfatório da atual diretoria da FFP, é bom que se ressalve.

Eletrobras investe R$ 15,5 milhões para construção de subestação e linha 69 kV em Barras

$
0
0
Até dezembro deste ano será energizada a linha 69 kV que liga Campo Maior a Barras, resolvendo todos os problemas com oscilação e falta de energia na Terra dos Governadores, afirma a diretoria da Eletrobras Distribuição Piauí.

O Município de Barras, localizado no meio-norte do Piauí, recebe investimentos da Eletrobras Distribuição Piauí da ordem de R$ 15,5 milhões em obras de subtransmissão, com a construção de linha de distribuição em alta tensão e reforma e ampliação de subestações.
Para melhorar os níveis de tensão, aumentar a oferta e a confiabilidade da energia fornecida para Barras e cidades circunvizinhas, a Eletrobras Distribuição Piauí está concluído a construção de uma Subestação de 69/34,5 kV – 12,5 MVA e uma Linha de Distribuição na tensão de 69 kV, com 67 km de extensão, que ligará a subestação de Campo Maior à nova subestação de Barras, mais a ampliação da subestação de Campo Maior para conexão da nova linha, orçados em R$ 15,5 milhões
Tivemos um atraso considerável em razão do nosso prestador de serviço ter passado por um momento de dificuldade operacional. Importante frisar que os motivos que levaram ao atraso já foi superado com a adoção de diversas ações e que a obra será concluída em um tempo menor do que se a empresa fizesse uma nova contratação.
Outro problema que a Empresa teve que superar foi com os proprietários de imóveis situados ao longo do trecho por onde passa a Linha de Distribuição de Alta Tensão. Isso fez com que a obra ficasse parada por um determinado período, porque estava impedida de trabalhar, sendo necessária a intervenção do Judiciário, onde foram concedidas medidas liminares favoráveis, inclusive a utilização de força policial, uma vez que alguns proprietários desrespeitaram a decisão da justiça para que distribuidora de energia desse prosseguimento a conclusão de tão importante obra para o município de Barras. Hoje mesmo, houve necessidade de utilizar ação coercitiva da polícia para que fosse obtido acesso aos locais da obra.
Todo o material já foi adquirido e a previsão de sua conclusão é para dezembro desse ano. Já estamos com 99% de todas as estruturas implantadas e mais de 80% dos cabos já lançados. No momento estamos fazendo a parte do acabamento.
Com a conclusão dessas obras, o município de Barras será dotado de energia com maior qualidade, com melhoria nos níveis de tensão, e trará para o município, tanto da zona urbana como rural, condições favoráveis para a expansão do comércio, da indústria, implantação de projetos de irrigação e o aumento da geração de emprego e renda daquela região.
A Eletrobras Distribuição Piauí reafirma o seu propósito de continuar trabalhando com o compromisso de fornecer energia elétrica de qualidade à população piauiense e, em especial, aos os moradores das cidades de Barras, Cabeceiras e Boa Hora, que no natal e ano novo já estão desfrutando de uma energia de boa qualidade.
Viewing all 4362 articles
Browse latest View live